• Post category:Expansão

Banco Económico, Standard Chartered, BCI e Sol violam regras do banco central

Banco Económico, Standard Chartered, BCI e Sol violam regras do banco central

Os bancos Económico (BE), Standard Chartered (SCBA), de Comércio e Indústria (BCI) e o Sol não divulgaram os relatórios e contas do exercício financeiro de 2020 dentro dos prazos regulamentados pelo Banco Nacional de Angola (BNA), que obriga à sua publicação até 30 de Abril do ano seguinte.

Até esta quarta-feira, os quatro bancos não tinham disponibilizados estes dados nos seus websites como manda a lei, e já estavam 19 dias fora do prazo regulamentar para a apresentação das contas das actividades realizadas ao longo ano passado.

De acordo com o ponto 3 do artigo 6.º do aviso n.º 05/2019, sobre o processo de normalização e harmonização contabilística do sector bancário angolano, as instituições devem publicar, anualmente, as demonstrações financeiras. Estas demonstrações financeiras anuais devem ser publicadas acompanhadas do respectivo relatório de gestão sobre os negócios sociais e os principais factos administrativos do período, das notas anexas às demonstrações financeiras, do parecer da auditoria externa e do parecer do Conselho Fiscal.

O artigo 8.º do mesmo Aviso determina ainda que a publicação das demonstrações financeiras (que também pode ser semestral) devem ser publicadas em jornal de grande circulação ou no sítio da internet das instituições bancárias, sem restrições de acesso e de forma gratuita.