• Post category:O Guardião

O mistério de Guélor Kanga, nascido quatro anos depois de a mãe morrer

O mistério de Guélor Kanga, nascido quatro anos depois de a mãe morrer

Jogador do Gabão é acusado de falsificar a certidão de nascimento. Documento do Congo diz que médio do Estrela Vermelha nasceu 5 anos antes. E que não se chama Guélor Kanga, mas sim Kiaku Kiaku Kiangani.

O futebolista é acusado de falsificação de documentos por, alegadamente, ter “retirado” cinco anos à sua data de nascimento. A Federação congolesa alega que Kanga nasceu quase cinco anos antes dos dados que constam na certidão apresentada. E, como se não bastasse, o jogador terá outro nome: Kiaku Kiaku Kiangana, supostamente nascido a 5 de outubro de 1985 e não a 1 de setembro de 1990.

A polémica sobe de tom se tivermos em conta que a mãe do atleta faleceu… no início de 1986, quatro anos antes do ano indicado na certidão de nascimento.

Para adensar a controvérsia, outro dado: o local de nascimento terá sido Kinshasa, na República Democrática do Congo, e não a cidade de Oyem, no Gabão. Agora, Kanga terá de ser ouvido pelas autoridade e, em caso de condenação, a seleção do Gabão poderá ser excluída da Taça de África das Nações.