Lopo do Nascimento compara João Lourenço a Mandela

Lopo do Nascimento compara João Lourenço a Mandela

Numa mensagem tornada pública, após o discurso de João Lourenço, que serviu para pedir desculpas públicas às vítimas do massacre de 27 de Maio de 1977, Lopo do Nascimento afirma que “Depois de Mandela, hoje emerge um novo líder ”.

Num texto de opinião, partilhado por vários militantes do MPLA nas redes sociais, o ex-primeiro ministro de 75 a 78 e secretário-geral do MPLA, escreveu:

O inteligente envolvimento das vítimas da guerra, nomeadamente as resultantes da fratricida guerra civil, vieram dignificar esta inesquecível declaração e colocar o PR JLO no patamar dos estadistas.

Numa altura em que por todo o Mundo há dificuldade no diálogo e na compreensão pela diferença, como o Papa Francisco frequentemente aponta, o Presidente João Lourenço soube ultrapassar as dificuldades de um MPLA há 45 anos no poder e, perante a população angolana, perante África e o Mundo, soube pedir perdão.

Recorde-se que durante o seu discurso, João Lourenço falou numa “nova página da nossa história”, e encorajou a todos os outros actores e participantes dos conflitos políticos, a fazerem-no igualmente.