• Post category:Expansão

Sonangol vende acções em blocos para pagar cash calls e dívidas

Sonangol vende acções em blocos para pagar cash calls e dívidas

A Sonangol abre a 11 de Junho um concurso internacional para vender activos da sua principal unidade de negócios. O dinheiro vai servir para pagar dividas e para investir nos blocos em que a empresa está presente. Faz parte da estratégia para aumentar a produção de 2% para 10%.

As dividas da Sonangol, em especial relacionadas com os cash calls que servem para pagar as despesas mensais dos 37 blocos em que a petrolífera estatal detém participações estão na base da decisão da petrolífera nacional reduzir as participações que tem em oito blocos petrolíferos, apurou o Expansão.

Dos 38 blocos concessionados em todo o país, a Sonangol só não está presente no bloco 2/05 operado pela Somoil e cujo grupo empreiteiro é constituído apenas por empresas angolanas.

De acordo com fonte do Governo, na origem “do arranjo do portefólio da Sonangol está a necessidade de melhorar as condições financeiras da empresa”.

De acordo com as demonstração de resultados provisórios da petrolífera em 2020, apresentados em Março deste ano, a divida financeira caiu 16% para 4.224 milhões USD.

Fontes do Expansão referem que face aos compromissos relativos aos cash calls e a outras dividas que “estão a asfixiar” a petrolífera, a venda de activos foi a solução encontrada para realizar capital para pagar esses compromissos e usar o remanescente para investir noutros blocos.