• Post category:VOA

Baixo Barítono Gláucio Ngaca prepara-se para escrever primeira ópera angolana

Baixo Barítono Gláucio Ngaca prepara-se para escrever primeira ópera angolana

Em entrevista à Voz da América, o compositor, baixo barítono e solista regular da Orquestra Sinfônica da Namíbia, Gláucio Ngaca, revelou que está se preparando para escrever um libretto de ópera que vai retratar a história de quatro tribos de Angola e como elas se comunicavam antes da chegada dos portugueses. A ópera intitulada “Ngola” contará com árias nas seguintes línguas nacionais: Umbundo, Kimbundu, Kikongo e Côkwe.

Segundo o compositor, além de educar, a ópera promete divertir o público. Ngaca quer fazer o que Ludwig van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart e Giacomo Puccini fizeram com suas óperas popularizando a história ocidental. No caso de Gláucio, o objetivo é popularizar a cultura africana, principalmente a angolana.

O solista regular da Orquestra Sinfônica da Namíbia sempre foi amante de música e bom ouvinte. No entanto, a música lírica entrou na sua vida quando já era estudante universitário na Namíbia e frequentava o curso de engenharia de telecomunições na International University of Management.

Foi em 2014 que o baixo barítono começou a participar do Coral Nacional Lírico da Namíbia. E o reconhecimento pelo trabalho de excelência começou a aparecer. Em 2018, o coral foi consagrado como o melhor no Mundial de Coral (The World Choir Games), o qual foi realizado na África do Sul.

Gláucio Ngaca com os prémios recebidos no Mundial de Coral em 2018
Gláucio Ngaca com os prémios recebidos no Mundial de Coral em 2018

O músico e compositor ainda não tem um álbum gravado, mas há vários vídeos com as suas apresentações no YouTube. Ngaca explicou que no momento, quer dar enfoque às produções ao vivo. Ontem, à noite, fez uma apresentação na LAASP, Luanda.

Gláucio Ngaca é formado em canto lírico, piano clássico e flauta transversal pelo Colégio de Artes da Namíbia, um multi-instrumentista que no momento está se especializando em composição e teoria musical na Trinity College London.