Mais de 100 casos de tráfico de seres humanos sob investigação

Mais de 100 casos de tráfico de seres humanos sob investigação

Mais de 100 supostos casos de tráfico de seres humanos, cujas vítimas foram maioritariamente crianças, estão sob investigação das autoridades angolanas.

A informação foi prestada  segunda-feira (7), no Dundo, Lunda-Norte, pelo chefe de departamento para os direitos económicos, sociais, ambientais e culturais da Direcção Nacional, do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, Felismino  Lisboa.

O responsável que falava durante um Workshop sobre “tráfico de seres humanos e direitos de asilo, esclareceu que além dos processos em investigação, 21 casos de tráfico de seres  humanos já foram julgados.

Felismino Lisboa garantiu que a situação está controlada, mas entende que o órgão de tutela deve continuar a manter as medidas para combater o fenómeno, principalmente nas províncias fronteiriças.

“À semelhança de outras províncias a Lunda-Norte constitui preocupação,  por partilhar uma vasta fronteira de 770 quilómetros quadrados com a vizinha República Democrática do Congo (RDC)”, alertou.

Segundo Felismino Lisboa, Angola é tido como um dos países de origem, destino e trânsito de tráfico de seres humanos, o que leva as autoridades a estarem cada vez mais atentas.