• Post category:O País

Mfuca Muzemba nega ter largado a UNITA por influência do MPLA

Mfuca Muzemba nega ter largado a UNITA por influência do MPLA

O político Mfuca Muzemba, que já foi deputado à Assembleia Nacional, pela bancada parlamentar da UNITA, disse ter largado o partido pelos próprios pés e não por influência do partido no poder, o MPLA.

Em entrevista a OPAÍS, o político, que ontem tornou pública a sua desvinculação da maior força política na oposição, disse que saiu da organização, liderada por Adalberto Costa Júnior, por razões pessoais, descartando assim, as vozes que, desde ontem, insinuam, que terá saído da organização por influência do MPLA.

Segundo o político, tal como entrou no partido, sem pressão de ninguém, também sai sem ter sido coagido por nenhuma outra força partidária, apontando apenas razões pessoais para o efeito.

Apesar desta desvinculação, Mfuca Muzemba disse que continua ter os mesmos pensamentos e pontos de vista sobre o país, apontando soluções para a mudança de políticas que venham a tornar Angola num país igual para todos. Outrossim, afirmou estar disponíveis para integrar qualquer projecto político, embora não tenha, para já, especificado o partido.

Questionado se o MPLA poderá ser a sua próxima paragem partidária. Mfuca Muzemba não confirmou nem desconfirmou, tendo assegurado, apenas, que está aberto a propostas políticas e que, dentro de uma semana, vai tornar público os seus próximos desafios políticos.

Mfuca Muzemba já foi secretário nacional da Juventude Revolucionária de Angola (JURA), braço juvenil da UNITA. Em 2013, foi suspenso da organização por suspeitas de receber milhões de dólares e viaturas para travar manifestações contra o antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Na altura, a UNITA alegou ter realizado uma investigação interna que durou oito meses. A comissão jurisdicional do partido concluiu que Mfuca Muzemba terá resistido o quanto pôde aos acenos do regime, mas acabou por ceder e recebeu três casas de luxo na Centralidade do Kilamba, que fica a 30 quilómetros a sul de Luanda.