• Post category:VOA

Patrício Batsikama lança “O Legado de Kimpa Vita”, profetiza e nacionalista do Reino do Congo

Patrício Batsikama lança “O Legado de Kimpa Vita”, profetiza e nacionalista do Reino do Congo

“O Legado de Kimpa Vita”, profetiza e nacionalista do Reino do Congo, será lançado em livro no próximo mês de Julho, na capital angolana, pela editora Mayamba.

Capa do livro "“O Legado de Kimpa Vita”, de Patrício Batsikama
Capa do livro ““O Legado de Kimpa Vita”, de Patrício Batsikama

O autor é Patrício Batsikama, historiador e professor universitário.

O livro traz histórias relacionadas com a trajectória daquela mulher, como forma de tornar o seu legado mais conhecido, principalmente entre a nova geração.

Segundo o autor, “Nsimba Vita ou KImpa Vita” até hoje não é conhecida no espaço académico, social e político angolano da melhor forma, daí este contributo histórico.

Dona Beatriz Kimpa Vita, também conhecida por Beatrice de São Salvador do Congo e Kimpa Vita, foi uma profetiza e líder política do Reino do Congo e líder política da capital congolesa, Mbanza Congo, durante pouco período de tempo.

Capitaneou movimentos de reunificação nacional, utilizando características religiosas a partir do movimento cristão “Antonianismo”, para quem Jesus Cristo e outras figuras cristãs primitivas eram oriundas do Reino do Congo.

Kimpa Vita foi capturada perto de São Salvador e queimada viva em 1706, depois de ter sido julgada como bruxa e herege pela lei do Congo.

O autor

Natural da província do Uíge, Patrício Batsikama é autor de obras como “Tokoismo, Teologia da Libertação”, “O Reino do Kongo e a sua Origem Meridional”,”Makela ma Zombo” e “Nação, Nacionalidade e Nacionalismo em Angola”.

Batsikama é docente do Instituto Superior Tocoísta (ISPT), onde também é coordenador do Centro de Estudo e Investigação Científica Aplicada (CEICA).