• Post category:Expansão

Refriango passa a gerir a Sodiba mediante pagamento mensal

Refriango passa a gerir a Sodiba mediante pagamento mensal

A Refriango assumiu a gestão da Sociedade de Distribuição de Bebidas (SODIBA), para aliviar o valor alto da dívida que mantém com vários bancos comerciais, garantindo que esta poderá ter rentabilidade suficiente para honrar os seus compromissos e libertar verbas para manter a actividade dentro de volumes aceitáveis.

O contrato assinado entre as duas empresas preserva a autonomia financeira e comercial da Sodiba, ao passo que a nova gestora irá apenas assegurar a produção da cerveja Luandina, e possivelmente da Sagres, que está ainda a merecer acertos entre a Sodiba e a Central de Cervejas para a aprovação. Ou seja, a Sodiba será apenas a senhoria, cabendo à Refriango a responsabilidade da gestão, recebendo uma verba mensal pelo serviço. Acrescente-se que a gestão não será apenas administrativa e financeira, mas total, onde se engloba a produção e a definição da política comercial.

No contrato assinado entre as duas entidades está a garantia da manutenção dos 290 postos de trabalho e a continuação da ligação de alguns prestadores de serviço que já trabalham para a fábrica.

Assinado no dia 3 de Março o acordo só entrou em vigor agora, depois de analisados, verificados e ultrapassadas algumas questões com os bancos credores, tendo sido renegociados alguns acordos de forma a dar maior flexibilidade para as mudanças que são necessárias fazer no processo produtivo e comercial.