Sons de Ndaka Yo Wini em festival

Sons de Ndaka Yo Wini em festival

O músico e compositor angolano Ndaka Yo Wini foi uma das principais atracções desta edição do Festival Internacional de música Mundo da América do Norte “Nuits d’Afrique”, que decorreu até ontem, na localidade de Quebec, Canadá.

Cantor esteve em destaque nos espectáculos feitos no Quebec © Fotografia por: Edições NovembroÀ Angop, a partir de Canadá, o músico, que actuou na passada quarta e sexta-feira, disse estar honrado por, mais uma vez, o seu trabalho ter sido reconhecido além-fronteira. “Tudo farei para continuar a elevar o bom nome do país e a divulgar a música étnica e de fusão angolana”.

O festival decorreu de 6 a 18 deste mês, no Place des Arts,  o maior complexo cultural da cidade de Montreal, localidade de Quebec, no Canadá. “Place des Arts é a sede de importantes organizações culturais da cidade, como a Orquestra Sinfónica de Montreal, Les Grandes Ballets Canadiens e a Ópera de Montreal”, explicou.

Ndaka Yo Wini, tido como um talento incontornável no panorama musical angolano, tem se  destacado pela diferença no trabalho que apresenta, no qual há promoção da língua materna, assim como das sonoridades tradicionais, através da exaltação das influências ancestrais.

Natural do Lobito, Benguela, o músico e pesquisador cultural já representou Angola em festivais de Jazz em países como o Brasil, Portugal e Itália. Em 2018, apresentou ao público o primeiro CD, “Olukwembo”. Entre os prémios conquistados consta o Top Rádio Luanda, 2016, na Categoria Afro Jazz.