Desmentido encerramento de cursos nos Magistérios

Desmentido encerramento de cursos nos Magistérios

O secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, afirmou, ontem, em Luanda, que Ministério da Educação não orientou o encerramento dos cursos de Matemática, Biologia, Química e Física, nas escolas de formação de professores.

Esclarecendo o mal entendido que se gerou na sequência de uma entrevista que concedeu à Rádio Nacional de Angola, acrescentou que, para este ano lectivo, vai haver, apenas, a suspensão de ingresso de novos estudantes nos referidos cursos. 

Segundo Gildo Matias, o Ministério da Educação e as escolas vão preparar melhor as condições para que se possa receber novos alunos nos referidos cursos.
“Estamos a falar de vinte e cinco cursos de Matemática, Física, Biologia e Química, que não vão receber novos alunos”, referiu Gildo Matias.

Acrescentou que os alunos que no ano passado estavam a frequentar  a 10ª vão continuar a frequentar esses cursos, podendo transitar para a 11ª, 12ª ou 13ª classes.  
Deu a conhecer que existem no país 102 Magistérios Primários, vocacionados à formação de professores de nível secundário, que ministram 84 cursos nas especialidades de Matemática-Física e Biologia-Química.

Gildo Matias garantiu que, até ao final deste ano, vão ser instalados quarenta e oito laboratórios de Química, Física e Biologia, para permitir a formação qualificada de professores.

“Suspender, não abrir novas vagas, não é o mesmo que encerrar, porque encerrar significaria que os estudantes que já estão na escola deixavam de ter oportunidade de continuar a sua formação”, explicou, adiantando que nos restantes cursos, mais de cinquenta, o processo de inscrição começou segunda-feira.