• Post category:VOA

Em marcha, Adalberto Costa Júnior diz que UNITA está preparada para ganhar eleições

Em marcha, Adalberto Costa Júnior diz que UNITA está preparada para ganhar eleições

Milhares de pessoas marcharam neste sábado, 11, em Luanda para pedir eleições livres, justas e transparentes, num evento organizado pela UNITA, mas que teve a participação do Bloco Democrático e PRS, todos na oposição.

O presidente do principal partido da oposição, Adalberto Costa Júnior, garantiu que a UNITA está preparada para ganhar as eleições de 2022.

Os manifestantes, na sua maioria jovens, gritavam palavras de ordem e empunhavam cartazes com dizeres como “voto livre, igual e transparente”, “tratamento igual para todos os concorrentes”, “votar no local de residência” e ainda “bilhete de identidade para todos os angolanos”.

A iniciativa da UNITA foi anunciada na segunda-feira, 6, depois do Parlamento ter aprovado no dia 1 a Lei de Alteração da Lei Orgânica das Eleições Gerais apenas com votos a favor do MPLA, no poder, que no entanto foi vetada na quinta-feira, 9, pelo Presidente João Lourenço.

Apesar da oposição ter saudado ontem a decisão de Lourenço, a UNITA manteve a marcha que teve a adesão de outros partidos.

O Presidente da UNITA marcou presença no Largo Primeiro de Maio.

Em breves declarações à imprensa, Adalberto Costa Júnior disse que o seu partido “está preparado para ganhar as eleições” de 2022 e classificou de “passo importante” para a democracia o veto do Presidente.

Não há informações de distúrbios ou repressão policial, mas o evento ainda não terminou.