População elegível vai ser vacinada até ao final do ano

População elegível vai ser vacinada até ao final do ano

Pelo menos 15,8 milhões de cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos vão ser vacinados até ao final do ano, garantiu, ontem, em Luan-da, a ministra da Saúde, na cerimónia de recepção de mais 500 mil doses da vacina Sinopharm.

Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 Fevereiro de Luanda, Sílvia Lutucuta disse que com as quantidades de vacinas adquiridas pelo Governo, o Ministério da Saúde prevê imunizar até ao final do ano 70 por cento da população elegível do país. 

As 500 mil doses de vacinas que chegaram, ontem, ao país, bem como as 480 que chegam na quarta-feira foram adquiridas pelo Executivo.

O país tem capacidade de vacinar 100.000 pessoas por dia, disse a ministra, que  apelou aos cidadãos maiores de 18 anos para comparecerem aos postos de vacinação para a imunização contra o vírus da Covid-19. 

A vacina salva vidas, é gratuita e segura, referiu Sílvia Lutucuta, lembrando que uma pessoa vacinada, caso contraia a Covid-19 não chega ao estado crítico, grave ou até à morte. “Pode, eventualmente, ter Covid-19, mas vai ser assintomática”, continuou. 

Angola está na terceira vaga com as várias estirpes do Sars-Cov2, disse a ministra da Saúde, que reiterou a necessidade da vacinação, uso correcto da máscara facial, lavagem constante das mãos com água e sabão para o corte da cadeia de contágio do vírus a nível nacional.