Novagrolider investe mais de USD 800 mil para processar café

Novagrolider investe mais de USD 800 mil para processar café

Cerca de oitocentos mil dólares foram investidos para fábrica de processamento, torração e moagem de café da Novagrolider- Exploração, Agro-pecuária Lda, revelou nesta quarta-feira, em Luanda, o Administrador do grupo, João Macedo.

Ao falar à imprensa, do seminário sobre “Procedimentos para exportar frutas e café para o mercado Sueco e da União Europeia”, sublinhou que a unidade industrial está a ser instalada na Quibala e poderá arrancar em Setembro, para permitir aumentar o número de empregos, bem como produzir 10 toneladas de café/hora.

De acordo com o gestor, o objectivo é o aumento da capacidade de produção interna, promoção do emprego, qualificação da mão-de-obra nacional, melhoria do abastecimento do mercado interno e substituição das importações e contribuição para melhoria da balança de pagamentos do país.

Neste momento exportam vários produtos como frutas, bananas, mangas, goiabas, maracujás, entre outros, destacando a exportação de 15 contentores por semana/ 300 toneladas, para África do Sul, Portugal e Espanha.

Segundo o responsável, a empresa tem outros projectos voltados para exportação no Porto Amboim e em Cabinda com fruteiras e produção de Cacau.

No Bengo, a Novagrolider, com cerca de 600 hectares no Perímetro Irrigado de Caxito, produz banana, abacaxi, manga, uva, quiabo, beringela, mamão, bem como plantas enxertadas que utilizam e vendem aos outros produtores.

A fazenda, com uma produção anual de 60 mil toneladas, dispõe de uma tecnologia avançada, procurando expandir as áreas de produção.

A empresa emprega perto de quatro mil trabalhadores.

mussemojamil
Author: mussemojamil

Deixe uma resposta

Close Menu
NaBanda